terça-feira, 3 de junho de 2008

oficina pedagógica sobre "o brincar"


MINISTRO OFICINAS E CURSOS NA ÁREA DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR.


VENHO DIVULGAR UM DELES:


OFICINA PEDAGÓGICA
O BRINCAR NA ESCOLA


PROFª PRISCILA CRISTINE RIBEIRO - Professora de Educação Física


APRESENTAÇÃO:

Brincar é prazer, é divertimento, muito importante em todas as fases da vida e faz parte das necessidades vitais do ser humano.
Esta oficina vem ressaltar a importância do brincar para o desenvolvimento da criança nos aspectos físico, social, cultural, afetivo e cognitivo.
Serão propostos diversos tipos de jogos e brincadeiras e os professores, monitores, diretores e funcionários das escolas terão a oportunidade de experimentá-las, para em seguida adequá-las a sua realidade escolar.
Os jogos são extremamente simples, não necessitando de materiais caros, espaços especiais e muito menos de especialização na área de Educação Física para aplicá-los em seu espaço escolar.
Basta à pessoa se interessar e poderá sair jogando e criando novos jogos.
Vamos nos divertir muito!


OBJETIVOS:

a Vivenciar diversos tipos de jogos e brincadeiras;
a Incentivar a prática de jogos e brincadeiras no cotidiano escolar;
a Oportunizar uma formação integral, baseada na compreensão do desenvolvimento das crianças, destacando, sobretudo, suas dimensões lúdicas e motoras;
a Disponibilizar repertório de jogos, brincadeiras e atividades lúdicas que contribuam para a descoberta do prazer do movimento, bem como apoio e metodologia na cooperação com outras disciplinas;
a Favorecer a convivência em grupo, a criatividade e a auto-estima, elementos necessários para o desenvolvimento pessoal.

CONTEÚDO:

a Dinâmicas de integração
a Jogos cooperativos
a Jogos pré-desportivos
a Brincadeiras com música
a Jogos para salão e atividades para dias de chuva
a Jogos para trabalhar as habilidades psicomotoras
a Jogos para alfabetização
a Brincadeiras folclóricas

METODOLOGIA:

A oficina se desenvolverá em sua maior parte com atividades práticas. Os participantes terão a oportunidade de vivenciar diversos tipos de jogos e brincadeiras, refletir sobre eles e discutir as possibilidades de aplicação em seu cotidiano escolar.
Poderá ser fornecida uma apostila com todas as atividades realizadas, afim de que não precisem ficar anotando as mesmas e para que possam participar efetivamente.

RECURSO MATERIAL NECESSÁRIO

a Sala ampla e espaçosa;
a Aparelhagem de som, inclusive CD;
a Cópias das apostilas.

CARGA HORÁRIA

Oficina pedagógica de 03 horas, podendo ser ampliada para curso de 30 horas. Os dias e horários serão agendados posteriormente.


CONTATO:

Nenhum comentário: