sábado, 31 de maio de 2008

DESCRIÇÃO DOS SABERES- 3º ANO

RELATÓRIO 1º TRIMESTRE 2008 – 3º ANO

EDUCAÇÃO FÍSICA:

GRUPO I:
• Quanto ao aspecto motor:
– Apresenta boa coordenação motora global (que envolve grandes grupos musculares);
– Domina as habilidades motoras de controle de corpo e de bola.

• Quanto ao aspecto social:
– Demonstra interesse em participar das atividades propostas pela professora;
– Interage com os outros alunos da sal;
– Respeita as regras de convivência em grupo.

GRUPO II:
• Quanto ao aspecto motor:
As habilidades de controle de corpo e de bola estão em fase de desenvolvimento.

• Quanto ao aspecto social:
– Participa da maioria das atividades propostas pela professora;
– Está apreendendo as regras de convivência harmoniosa em grupo.

DESCRIÇÃO DOS SABERES - 2º ANO

Educação Física:

GRUPO I:
• Quanto ao aspecto motor:
– Apresenta bom equilíbrio do corpo na posição parada e em movimento;
– Orienta-se com facilidade em espaço conhecido.
– Domina as habilidades básicas de locomoção (ex: andar, correr, saltar)

• Quanto ao aspecto social:
– Demonstra interesse em participar das atividades propostas pela professora;
– Interage com os outros alunos da sal;
– Respeita as regras de convivência em grupo.

GRUPO II:
• Quanto ao aspecto motor:
Em desenvolvimento: habilidade de equilíbrio estático e dinâmico, orientação espacial, coordenação motora global.

• Quanto ao aspecto social:
– Participa da maioria das atividades propostas pela professora;
– Está apreendendo as regras de convivência harmoniosa em grupo.

DESCRIÇÃO DOS SABERES 1º ANO- 1º TRIMESTRE 2008

Conselho de Classe – Turmas do Ciclo I – 1º ano A

Definição dos Saberes e Monitoramento da Evolução Individual de cada um dos alunos.

(Esta é a ficha que será apresentada aos pais na reunião, por isto alguns termos específicos -como orientação espacial, equilíbrio estático e dinâmico- foram substituídos por expressões mais populares).

GRUPO I:
• Quanto ao aspecto motor:
– Localiza e nomeia todas as partes do corpo;
– Reconhece as funções das partes do corpo;
– Apresenta bom equilíbrio do corpo na posição parada e em movimento;
– Orienta-se com facilidade em espaço conhecido.

• Quanto ao aspecto social:
– Demonstra interesse em participar das atividades propostas pela professora;
– Interage com os outros alunos da sal;
– Respeita as regras de convivência em grupo.

GRUPO II:
• Quanto ao aspecto motor:
Localiza as partes básicas do corpo (ex: cabeça e perna).

• Quanto ao aspecto social:
– Participa da maioria das atividades propostas pela professora;
– Está apreendendo as regras de convivência harmoniosa em grupo.

FICHA INFORMATIVA DO ALUNO

FICHA INFORMATIVA DO ALUNO

Esta ficha deve ser preenchida pelos pais ou responsáveis pelo aluno e devolvida à escola o mais breve possível. A direção

- Nome completo do aluno: ______________________________________________
- Prof: ______________________________ Sala: _____________
- Endereço completo: ___________________________________________________________________
- Telefone residencial:__________________________ Data de nascimento: ________________________
- Nome do responsável: __________________ Telefone para contato: ____________________________

- Já teve algum problema de saúde que necessitou cuidados especiais? Qual?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

- Atualmente tem algum problema de saúde? Qual?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

- Usa algum medicamento? Qual?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

- Faz atendimento psicológico, fonoaudiológico, fisioterápico ou outro? Qual?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

- Qual a freqüência semanal destes atendimentos e local?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

- Nome do profissional e telefone para contato:
_____________________________________________________________________________________

- Existe alguma contra-indicação médica para a participação nas aulas de educação física? Qual?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Em caso positivo, apresentar atestado médico.

- Em caso de acidente na escola, quem deverá ser comunicado?
Nome: _____________________________________ Grau de parentesco: __________
Melhor telefone para contato: ________________________

- No caso de não conseguir contactar a família, para qual hospital deverá ser levado? _____________________________________________________________________________________
Endereço: ____________________________________________________________________________
Possui convênio médico? Qual? ___________________________________________________________
Número da carteira do convênio: __________________________________________________________

Responsável pelas informações acima:
Nome: ____________________________ Assinatura: ______________________ Data: ______________

AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA

AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA DE EDUCAÇÃO FÍSICA
1º, 2º e 3º ANO DO CICLO I

AVALIAÇÃO ELABORADA POR PRISCILA CRISTINE RIBEIRO – EDUCADORA FÍSICA


NOME DO ALUNO: _____________________________ CLASSE: ____________ DATA DE NASC.: _________________

I. IMAGEM CORPORAL:

DATA:
DATA:
1. Localiza partes do seu corpo?
a) cabeça
( )Sim ( ) Não
( )Sim ( ) Não
b) particularidades: sobrancelha, testa, queixo, bochecha
( )Sim ( ) Não
( )Sim ( ) Não
c) tronco
( )Sim ( ) Não
( )Sim ( ) Não
d) braço
( )Sim ( ) Não
( )Sim ( ) Não
e) particularidades: ombro, cotovelo
( )Sim ( ) Não
( )Sim ( ) Não
f) perna
( )Sim ( ) Não
( )Sim ( ) Não
g) particularidades: joelho, tornozelo
( )Sim ( ) Não
( )Sim ( ) Não
2. Localiza partes do corpo em outras pessoas?
a) cabeça
( )Sim ( ) Não
( )Sim ( ) Não
b) particularidades: sobrancelha, testa, queixo, bochecha
( )Sim ( ) Não
( )Sim ( ) Não
c) tronco
( )Sim ( ) Não
( )Sim ( ) Não
d) braço
( )Sim ( ) Não
( )Sim ( ) Não
e) particularidades: ombro, cotovelo
( )Sim ( ) Não
( )Sim ( ) Não
f) perna
( )Sim ( ) Não
( )Sim ( ) Não
g) particularidades: joelho, tornozelo
( )Sim ( ) Não
( )Sim ( ) Não
3. Movimenta as partes do corpo?
a) Franze a testa?
( )Sim ( ) Não
( )Sim ( ) Não
b) Abre as mãos?
( )Sim ( ) Não
( )Sim ( ) Não
c) Pende a cabeça para frente?
( )Sim ( ) Não
( )Sim ( ) Não
d) Pende a cabeça para os lados?
( )Sim ( ) Não
( )Sim ( ) Não
e) Faz o movimento de rotação com a cabeça?
( )Sim ( ) Não
( )Sim ( ) Não
f) Inclina o tronco para a frente?
( )Sim ( ) Não
( )Sim ( ) Não
g) Inclina o tronco para os lados?
( )Sim ( ) Não
( )Sim ( ) Não
h) Deita-se no chão de bruços?
( )Sim ( ) Não
( )Sim ( ) Não
i) Deita-se no chão de lado?
( )Sim ( ) Não
( )Sim ( ) Não
j) Engatinha?
( )Sim ( ) Não
( )Sim ( ) Não
l) Rola no chão?
( )Sim ( ) Não
( )Sim ( ) Não
m) Rasteja?
( )Sim ( ) Não
( )Sim ( ) Não

II. LATERALIDADE
a) Conhece direita?
( )Sim ( ) Não
( )Sim ( ) Não
b) Conhece esquerda?
( )Sim ( ) Não
( )Sim ( ) Não

III. DOMINÂNCIA LATERAL
a) É destro ( )
É Canhoto ( )
É Ambidestro ( )

IV. ORIENTAÇÃO ESPACIAL
a) Orienta-se bem, num ambiente conhecido?
( )Sim ( ) Não
( )Sim ( ) Não
b) Conhece longe?
( )Sim ( ) Não
( )Sim ( ) Não
c) Conhece perto?
( )Sim ( ) Não
( )Sim ( ) Não
d) Conhece em cima?
( )Sim ( ) Não
( )Sim ( ) Não
e) Conhece em baixo?
( )Sim ( ) Não
( )Sim ( ) Não
f) Conhece atrás?
( )Sim ( ) Não
( )Sim ( ) Não
g) Conhece na frente?
( )Sim ( ) Não
( )Sim ( ) Não
h) Conhece fora?
( )Sim ( ) Não
( )Sim ( ) Não
i) Conhece dentro?
( )Sim ( ) Não
( )Sim ( ) Não
j) Conhece alto?
( )Sim ( ) Não
( )Sim ( ) Não
l) Conhece baixo?
( )Sim ( ) Não
( )Sim ( ) Não
m) Conhece pequeno?
( )Sim ( ) Não
( )Sim ( ) Não
n) Conhece grande?
( )Sim ( ) Não
( )Sim ( ) Não
o) Conhece entre?
( )Sim ( ) Não
( )Sim ( ) Não
p) Conhece começo?
( )Sim ( ) Não
( )Sim ( ) Não
q) Conhece fim?
( )Sim ( ) Não
( )Sim ( ) Não

V. ORIENTAÇÃO TEMPORAL
a) Conhece dia?
( )Sim ( ) Não
( )Sim ( ) Não
b) Conhece manhã?
( )Sim ( ) Não
( )Sim ( ) Não
c) Conhece tarde?
( )Sim ( ) Não
( )Sim ( ) Não
d) Conhece noite?
( )Sim ( ) Não
( )Sim ( ) Não
e) Conhece ontem?
( )Sim ( ) Não
( )Sim ( ) Não
f) Conhece hoje?
( )Sim ( ) Não
( )Sim ( ) Não
g) Conhece amanhã?
( )Sim ( ) Não
( )Sim ( ) Não
h) Conhece depois de amanhã?
( )Sim ( ) Não
( )Sim ( ) Não
i) Conhece horas?
( )Sim ( ) Não
( )Sim ( ) Não
j) Conhece datas?
( )Sim ( ) Não
( )Sim ( ) Não
l) Conhece dias da semana?
( )Sim ( ) Não
( )Sim ( ) Não
m) Conhece meses?
( )Sim ( ) Não
( )Sim ( ) Não
n) Conhece estações do ano?
( )Sim ( ) Não
( )Sim ( ) Não

VI. POSTURA
a) Postura corporal sentado
( ) Adequada ( ) Inadequada
( ) Adequada ( ) Inadequada
b) Postura corporal em pé
( ) Adequada ( ) Inadequada
( ) Adequada ( ) Inadequada
c) Postura corporal caminhando
( ) Adequada ( ) Inadequada
( ) Adequada ( ) Inadequada

VII. EQUILÍBRIO DINÂMICO E COORDENAÇÃO MOTORA GLOBAL
a) Levanta o braço direito e o pé esquerdo simultaneamente?
( )Sim ( ) Não
( )Sim ( ) Não
b) De pé, apanha um objeto no chão, sem cair?
( )Sim ( ) Não
( )Sim ( ) Não
c) Sobe e desce escadas sem segurar-se e sem colocar os dois pés no mesmo degrau?
( )Sim ( ) Não
( )Sim ( ) Não
d) Chuta uma bola?
( )Sim ( ) Não
( )Sim ( ) Não
e) Salta com os dois pés juntos?
( )Sim ( ) Não
( )Sim ( ) Não
f) Salta num pé só?
( )Sim ( ) Não
( )Sim ( ) Não
g) Salta de uma cadeira para o chão?
( )Sim ( ) Não
( )Sim ( ) Não
h) Anda nas pontas dos pés?
( )Sim ( ) Não
( )Sim ( ) Não
i) Anda nos calcanhares?
( )Sim ( ) Não
( )Sim ( ) Não
j) Pula corda?
( )Sim ( ) Não
( )Sim ( ) Não
l) Consegue correr?
( )Sim ( ) Não
( )Sim ( ) Não
m) Pega, com as duas mãos, uma bola jogada de cima, a uma distância de l metro?
( )Sim ( ) Não
( )Sim ( ) Não
n) Sabe atirá-la?
( )Sim ( ) Não
( )Sim ( ) Não

VIII. EQUILÍBRIO ESTÁTICO
a) Fica em pé, parado, com os pés unidos por 5 seg.?
( )Sim ( ) Não
( )Sim ( ) Não
b) Fica nos calcanhares por 5 seg.?
( )Sim ( ) Não
( )Sim ( ) Não
c) Fica nas pontas dos pés por 5 seg.?
( )Sim ( ) Não
( )Sim ( ) Não
d) Fica num pé só por 5 seg?
( )Sim ( ) Não
( )Sim ( ) Não

IX. COORDENAÇÃO MOTORA FINA
a) Faz oponência dos dedos da mão?
( )Sim ( ) Não
( )Sim ( ) Não
b) Com uma mão, apanha 3 tampinhas na mesa e as solta uma de cada vez?
( )Sim ( ) Não
( )Sim ( ) Não

X. RITMO
a) Acompanha ritmo com palmas?
( )Sim ( ) Não
( )Sim ( ) Não
b) Acompanha ritmo com pés?
( )Sim ( ) Não
( )Sim ( ) Não
c) Acompanha ritmo diferenciado de mãos e pés simultaneamente?
( )Sim ( ) Não
( )Sim ( ) Não

XI. SENTIDO E PERCEPÇÕES
a) Discrimina pesado e leve?
( )Sim ( ) Não
( )Sim ( ) Não
b) Reconhece pelo tato, o material de que é feito um objeto?
( )Sim ( ) Não
( )Sim ( ) Não
c) Tem sensação térmica? Quente, morno e frio
( )Sim ( ) Não
( )Sim ( ) Não
d) Diferencia um objeto mole de um duro?
( )Sim ( ) Não
( )Sim ( ) Não
e) Diferencia um objeto macio de um áspero?
( )Sim ( ) Não
( )Sim ( ) Não
f) Reconhece as principais essências distinguindo suas utilidades? Perfume, álcool, cebola, alho e café
( )Sim ( ) Não
( )Sim ( ) Não
g) Reconhece os principais sabores, distinguindo suas utilidades? Amargo, doce, azedo e picante
( )Sim ( ) Não
( )Sim ( ) Não
h) Reconhece o som dos instrumentos musicais mais conhecidos?
( )Sim ( ) Não
( )Sim ( ) Não
i) Entre vários sons, consegue distinguir um, pré-determinado?
( )Sim ( ) Não
( )Sim ( ) Não
j) Reconhece vozes dos animais?
( )Sim ( ) Não
( )Sim ( ) Não
l) Reconhece cores?
( )Sim ( ) Não
( )Sim ( ) Não
m) Reconhece tonalidades?
( )Sim ( ) Não
( )Sim ( ) Não

XII. MEMÓRIA
a) É capaz de exprimir alguma lembrança?
( )Sim ( ) Não
( )Sim ( ) Não
b) Repete sentenças?
( )Sim ( ) Não
( )Sim ( ) Não
c) Descreve ambientes conhecidos?
( )Sim ( ) Não
( )Sim ( ) Não
d) É capaz de descrever um passeio?
( )Sim ( ) Não
( )Sim ( ) Não

XIII. LINGUAGEM
a) Seu vocabulário é variado?
( )Sim ( ) Não
( )Sim ( ) Não
b) Seu vocabulário é adequado à idade?
( )Sim ( ) Não
( )Sim ( ) Não
c) Pronuncia corretamente as palavras?
( )Sim ( ) Não
( )Sim ( ) Não
d) Pronuncia corretamente os fonemas?
( )Sim ( ) Não
( )Sim ( ) Não
e) Há problemas de expressão da linguagem (ex: gagueira?)
( )Sim ( ) Não
( )Sim ( ) Não

XIV. COMPORTAMENTO SOCIAL
a) Emprega formas de cortesia, pedindo "por favor", “obrigado”, etc?
( )Sim ( ) Não
( )Sim ( ) Não
b) Em um jogo a dois, compreende a regra de jogar cada um na sua vez?
( )Sim ( ) Não
( )Sim ( ) Não
c) Em um jogo coletivo, coopera com a equipe?
( )Sim ( ) Não
( )Sim ( ) Não
d) Aprecia conviver com os outros?
( )Sim ( ) Não
( )Sim ( ) Não
e) Participa de outros grupos sociais, além da escola?
( )Sim ( ) Não
( )Sim ( ) Não

XV. ANTROPOMETRIA
a) Peso


b) Estatura


C ) IMC


LOCAL DE REALIZAÇÃO DO TESTE: ______________________ NOME DO APLICADOR: __________________

Referências bibliográficas sobre jogos e educação


Referências bibliográficas sobre jogos e educação



Do site cultura infancia



Extensa e completa seleção bibliográfica sobre Jogos e Educação realizada pela professora Tânia Ramos Fortuna, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.



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RIZZO, G. Jogos inteligentes: a construção do raciocínio na escola natural. Rio de Janeiro: Bertrand do Brasil, 1996.

FILMES



Os filmes que nos ensinam sobre educação física


POSTAGENS DOS COLEGAS NA COMUNIDADE DO ORKUT EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR




"Com a Bola Toda" - Um comédia muito engraçada. Fala sobre um grupo de amigos disputando um jogo parecido com a queimada (cemitério, baleado, e vários outros nomes que existem no país)? O filme faz uma crítica a uma determinada iniciação esportiva, ao jogo com competição exacerbada. Fala sobre respeitar as diferenças. E tem frases preciosas. Bom filme !!!!

Filme que retrata a Realidade do Futebol e a Fama
"BOLEIROS", espero que já tenham assistido ou assistem, pois tras muitas opções para debater numa simples aula escolar, como para quem gosta de trabalhar com o FUTEBOL, nele vocês vão ver um pouco de tudo que está transformando o futebol Brasileiro em polemicas e problemas com relação a vendo de jogadores, roubo de arbitragens e sobre as torcidas organizadas que existem hoje, ele ótimo, filme brasileiro, e mostra um pouco sobre o Pai Vavá, que era um salva vida para jogadores que tinham contusões e não havia todo recurso que hoje existe para recuperações de lesóes, do ex-jogador do São Paulo, Olávo, que pouco se fala, mas era da Seleção, do Fábio Guerra, e muitos outros que hoje são mitos para o povo Brasileiro.É isso, espero que apreciem, pois logo logo esse ano ainda de 2005, vai está saindo o segundo filme "Boleiros", só que muito melhor, pois vão está retratando os famosos de hoje como: Ronaldo o Fênome, Viola, ex-corithians, Rogerio Ceme e muitas outras estrelas como o Rómario não esquecendo, vale apena amigos da Ed. Física

Questão da competição exagerada e relação pais/filhos/esporte - Filme: "Campeões"
Quando ao filme "Campeões" Trabalha com o conteúdo natação, a relação com a água, prazer e obrigação. É baseado em uma história real de uma rivalidade criada entre dois irmão pelo pai. Fantástico !!!

* Questão do Racismo - Filme: "Duelo de Titãs
Eu assisti Duelo de Titãs e ele fala não só sobre preconceito, mas tbm em um pequeno pedaço sobre o esporte para pessoas com necessidades especiais.

Lances Inocentes!Este filme geralmente uso qdo estou trabalhando xadrez de 5ª a 8ª série. Mostra a trajetória real de dois grandes enxadristas e também os estigmas q os joagdores de xadrez sofriam antigamente.vale a pena como incentivo à prática.

Viva a Rainha!
Também é um filme pra acompanhar o conteúdo de xadrez.Mostra a história de uma menina que tinha dificuldade com a matemática e na escola. Depois que teve contato com o xadrez se sentiu estimulada.Vale a pena, de 1ª a 4ª série.

Billy Elliot
Pra acompanhar o contéudo de dança.Mostra um menino numa academia de boxe, mas q tem vontade aprender balé. Detalhe: ele não é gay.Trata de assuntos de preconceito.

Carruagens de Fogo
Meu professor de teoria do Esporte na Universidade utilizou esse filme pois ele mostra o inicio dos Jogos Olímpicos da era Moderna. Um excelente filme.


Outro filme que trata de pessoas com deficiencia ( só que mental) é o filme: "Meu Nome é Rádio" Tem futebol Americano tb. Muito bom!!!!

Um filme que trabalho com as crianças das 3ªs e 4ªs séries é "Moda Amarela". Os personagens são as formiguinhas (Smilinguido & Cia.). O tema é sobre como devemos lidar com as diferenças de cada um e como devemos nos aceitar. A enredo acontece na escola do formigueiro.

Um outro filme que podemos trabalhar é o Jamaica abaixo de zero.

"A festa de Babete"
Este filme fala sobre alimentação ecomo esta inspira varias sensações em nossa vida. É um filme onde podemos trabalhar a questão da cultura alimentar e de constumes das mais diversas sociedades. Principalmente a relação social que temos com as pessoas ao redor da mesa e como a alimentação nos envolve psicologicamente e socialmente.

NO BALANÇO DO AMOR --> Sara Johnson (Julia Stiles) é uma garota de 17 anos que sempre sonhou em ser uma bailarina profissional. Porém, seus planos vão por água abaixo quando sua mãe morre em um acidente de carro e ela é obrigada a viver com seu pai em Chicago. Intimidada pela sua nova vida, ela busca refúgio nos clubes locais, onde conhece um jovem (Sean Patrick Thomas) que compartilha com ela o mesmo amor pela dança. Porém, eles logo descobrem que a pressão existente entre os dois irá se tornar uma barreira maior do que a diferença de cor ou de classe para que eles possam iniciar um romance. ( Fala sobre racisnmo e a cultura corporal).

O ÓLEO DE LORENZO ---> Um garoto levava uma vida normal até que, quando tinha seis anos, estranhas coisas aconteceram, pois ele passou a ter diversos problemas de ordem mental que foram diagnosticados como ALD, uma doença extremamente rara que provoca uma incurável degeneração no cérebro, levando o paciente à morte em no máximo dois anos. Os pais do menino ficam frustrados com o fracasso dos médicos e a falta de medicamento para uma doença desta natureza. Assim, começam a estudar e a pesquisar sozinhos, na esperança de descobrir algo que possa deter o avanço da doença.

"Driblando o destino"

Menina de Ouro
Uma mulher que sonha em ser uma lutadora de boxe e acaba tendo que quebrar alguns tabús como:Uma mulher que já esta com idade avançada para o boxe, tendo que convecer um treinador que só treinou homens a treina-la.Bem não vou falar muito se não perde a graça, assitam é um ótimo filme!!!!!


Super Size Me(A dieta de um palhaço)
Olá galera!Muito legal estas sugestões!Esta unidade trabalhei com o tema saúde(tão complexo,como vcs sabem)e passei na escola este documentário que é a experiência de um rapaz que fez uma dieta durante um mês só c/ alimentos do Mc Donalds.Ele mostra semanalmente as consequências através de exames.


Dicas:Metodologia de Ensino
"Ao mestre com Carinho I e II""Sociedade dos Poetas Mortos"Muitos já devem ter assistido, mas em um tempo em que ainda não eram professores, o foco de atenção muda completamente.
"Creche do Papai", "Um tira no Jardim da Infância" e "O sorriso de Monalisa"Essa indicações de agora não são especificamente sobre assuntos da cultura corporal, mas sim sobre modos de ensinar,relação professor-aluno, conteúdo-forma, importãncia da avaliação diagnóstica, infância.


"O Pateta nas Olimpíadas"

"Space Jam - O Jogo do Século", ambos são desenhos animados, as crianças de 1ª a 4ª série adoram. O primeiro mostra vários esportes e quem não gosta do pateta?, o segundo é específico do Basquetebol.

"Filhos do Silêncio".
Surdez

" Esquentando o Alaska",
muito legal, é possível se criar uma analogia com a gênese do Esporte Moderno, ( Jogo-Esporte), Fala sobre jogo em prol de uma sociedade e o esporte em prol do mercado. Existem questões éticas que são trabalhadas no filme também.

A corrente do bem
Um professor novato na escola, leva para os alunos uma proposta de trabalho onde os alunos deveram levar um tema para realizar um trabalho escolar. Um aluno tem a ideia de fazer uma corrente, onde a pessoa tem que fazer três coisas bem dificeis para outras três pessoas e assim sucessivamente.É um ótimo filme onde pode lidar com aspcetos sociais, principalmente no que diz respeito em ajudar ao próximo.

Virando o jogo
E aí galera, esse filme fala um poko de psicologia relacionada com esporte. O filme trata de um time de futebol americano desacreditado que...

Adorável Professor
Esse filme é mais indicado para professores, serve como uma motivação, mostra problemas corriqueiros que enfrentamos dia-a-dia e como o Prof. do filme (Robin Willians) os enfrentou... Humano, sensível e reflexivo, vale a pena!

"UMA HISTÓRIA DE FUTEBOL"
Um ótimo filme(curta)que fala da infância do Rei Pelé,das suas dificuldades com a família e com a pobreza e no meio de tudo isso ainda consegue se sair bem,se diverte bastante com os amigos em jogos de futebol improvizados com bolas velhas e locais impróprios.A cena mais bonita é quando o time tem que treinar a noite e não tem iluminação,daí conseguem alguns carros e é ligado os faróis,a fotografia é linda.O treinador também dá um show,o amor que ele tem pelo trabalho é muito bonito e merece um grande destaque nesta brilhante história.Todos nós temos que assistir.

Enigma das cartas
Esse filme é muito interessante, pois põe em confronto a realidade que mãe não queria enxergar sobre a sua filha, que após o afastamento do contato com o pai, fez com que a menina torna-se tão introspectiva a ponto de torná-la "autista" do ponto de vista clínico.É um filme muito interessante...Aborda-se o autismo que é uma síndromes, ou conjunto delas, que dificulta muito o trabalho do professor de Educação Física

questão Educação especial foi MEU PÉ ESQUERDO

Clube do Imperador
Nesses tempos difíceis de se trabalhar com a educação, indico o Clube do Imperador, se não me engano com Kevin Kline. É um alento aos nossos sonhos como professor, nossos ideais e trabalha a questão da honestidade, de vencer a qualquer custo.

Tudo Pela Vitoria
Excelente filme! Assisti e apresentei aos alunos, eles adoraram. Conta a historia de um time de futebol americano de jovens que tem a dificil missão de ganhar o campeonato estadual. O filme tem otimos momentos de reflexão e é emocionante até o seu final

"Coach Carter: treino para a vida"
- excelente, pois como o nome já diz, não prepara somente para o jogo, mas para a vida.

VEM DANÇAR COMIGO
- Simplesmente demais, aborda a dança como arte , ideal para quebrar a resistência de alunos que ñ admitem este conteúdo nas escolas. Para reforçar usei uma reportagem da VEJA(outubro 2004)que casa perfeitamente com o assunto "A escolha do seu par"... nunca deu tão certo!

"Doping",
trabalhei com o Ensino Médio esse filme.....questão polêmica sobre as drogas..........no filme um excelente jogador de basquete conhece as drogas atrvés do esporte......isso é bom pra debater a máxima de que o esporte tira as pessoas das drogas...num é bem assim....

- HARDBALL - O JOGO DA VIDA
(Keanu Reeves): FALA DE UM CARA QUE PRECISA DE UMA GRANA E UM AMIGO LHE DÁ A GRANA E EM TROCA ELE DEVE TREINAR UMA EQUIPE DE CRIANÇAS POBRES! LINDO E EMOCIONANTE, TODOS OS PROFESSORES DEVERIAM ASSISTIR!

- LÍNGUA DAS MARIPOSAS
- PARA OS PROFESSORES SEREM MAIS HUMANOS!!!

Dança Comigo
dança - nunca tinha trabalhado com a dança nas minhas aulas e fui intimado pelos alunos da 7ª série a pensar um projeto sobre o tema. Parti do filme "Dança Comigo" que retrata a história de um empresário que começa a fazer dança de salão. O filme é interessante pq mostra como a dança está presente em nossa vida e como ela foi importante para o personagem resolver questões pessoais em outros segmentos da sua vida... família, casamento, negócios e por ai vai...
The Endless Summer I e II

Surf - trabalhei o surf durante as aulas com a 8ª série e iniciei o projeto assistindo os filmes The Endless Summer I (1965) e The Endless Summer II (1998). A relação entre os dois filmes (o estilo de surf da década de 60 comparado aos dias atuais)com o que os alunos conheciam sobre o esporte possibilitou levantar dúvidas e criar hipóteses para realizar o projeto e a pesquisa.

Desafio no Gelo.
História real do time universitário de hóquei sob o gelo dos EUA que venceu as Olmpíadas de Inverno em 84 batendo a então invencível pentacampeã olímpica URSS, o melhor time do mundo.È um filme que fala de superação e espírito de equipe, embora bastante americanizado.O slogan do fime é:" Se vc acredita em milagres, tudo pode acontecer!"

UM DIA DE TREINO

faça sobre um time de basquete!

Bud O Cão Amigo
de basquete tb!

"Karate Kid"(o primeiro)

: um contraste entre uma metodologia alienante e militarista (KobraKai) e uma relação de empatia e troca de experiências (Miyagi);

"Mulheres na lona":
Michelle Rodrigues faz uma garota que tenta entrar no muindo "masculino" do boxe;

"Clube da Felicidade e da Sorte":
filme sobre as mulheres de uma família chinesa...a parte interessante é a história de uma delas, prodígio mirim no xadrez;


As Bicicletas de Belleville
Uma animação francesa que concorreu ao Oscar em 2004. Muito interessante, pois aborda vários angulos sobre o esporte em geral, e como as crianças se encantam com o esporte.

" a Guerra do Botões"
adorei este tópico!!bom, assisti este filme na aula de didática!!!é ótimo, mostra p/ as crianças q usar a inteligêcia é sempre melhor q guerriar, brigar!!


“O Circo”,
de Charles Chaplin. Carlitos apronta das suas, quando, confundido com um ladrão, procura refúgio em um circo e sem querer vira a principal atração dele. Com, no mínimo, duas cenas sensacionais: uma da perseguição dos policiais em uma casa de espelhos e outra, quando ele interrompe o espetáculo.

LAGAN ,
que é um filme Indiano, e pode ser encontrado em DVD (a TV por assinatura já mostrou esse filme)O filme se reporta à época em que a Índia era uma colônia da Inglaterra, em que a temática explora as diferenças culturais entre os dois países, e mostra que nem sempre o opressor consegue dominar o oprimido. Isso tudo é mostrado em uma competição de Críquet, entre oficiais ingleses e colonos indianos. Temas como violência, agressão, motivação, coesão e ética são mostrados ao longo do filme. Como se tudo isso não bastasse, o filme é rico em cenas de música e coreografias. (www.columbiadvdvideo.com.br

O Pequeno Grande Time.

O filme fala de garotos rejeitados pelo treinador por não terem as habilidades necessárias para o jogo... então eles resolvem se unir e....

A Historia Sem Fim (The Neverdending Story - 1984)
Recomendo para todo o ensino fundamental, trata-se da historia de Fantasia um reino que se baseia na imaginação das pessoas, porem como ultimamente as pessoas sonham pouco esse reino começa a ser destruido por uma força desconhecida - O Nada - . E interessante que mostra o quanto e importante o ludico e a imaginação nas aulas e na vida como um todo.


O enigma de Kaspar Hauser –
mostra toda a questão da psicomotricidade

"DAMAS DE AÇO"
(fala sobre uma equipe de vôlei formada por homossexuais... otimo p/ trabalhar valores),

o documentario "TRAVESSIA DA DOR"
(q trata do esforço e do sofrimento q os atletas profissionais precisam enfrentar p/ tentar alcançar seus objetivos...

A última da dança
fica evidente a dança como linguagem, forma de expressar sentimentos...


boleiros 2:vencedores e vencidoshttp://www.spfilmes.com.br/longas.aspx?Node=24

"Papai Bate um Bolão"
outra comédia mas que gira entorno do Futebol, uma escolinha de futebol para crianças - Fala de muita coisa que acontece na cabeça das meninos que não desenvolveram habilidades para jogar, seus sentimentos entre outras coisas

Best of the Best –
É sobre arte-marcial, mais específico, sobre taekwondo. Conta a história de um duelo entre sul-coreanos e norte americanos, onde mostra a diferença entre os treinos e cultura de cada equipe. Muito interessante para quem gosta dessa parte de treinamento e trabalho em equipe.

Gol, um sonho impossivel.
Lançamento, muito legal...


Professor Profissão de Risco,não fala da E.F,em si, mas sim da Educação Escolar então acho muito interessante o que o filme vem mostrar...

"UMA HISTÓRIA DE LUTA"Ano de Produção: 2004País de origem: EUAGênero: Drama/ComédiaDuração: 92Direção: Stuart GillardElenco: Andrew Lawrence, Alessandra Toreson, Khleo Thomas, Wayne Brady, D.B. Sweeney. SINOPSE:Apesar de ser cego, Jace nunca teve medo de desafios. Quando sua família se muda de Nova York para Utah, o garoto tem de achar um jeito de ser aceito por seus novos colegas de escola. A música e a equipe de luta livre podem ser a solução.
"UMA EQUIPE MUITO ESPECIAL."Ano de Produção: 1992País de origem: EUAGênero: ComédiaDuração: 128Direção: Penny MarshallElenco: Tom Hanks, Geena Davis, Madonna, Lori Petty, Jon Lovitz SINOPSE: EUA, anos 40. Com a maioria dos jogadores profissionais de beisebol lutando na II Guerra Mundial, um dirigente decide recrutar mulheres com jeito para o jogo e criar uma liga feminina. Formada por mulheres vindas de todo o país, o time vive histórias inesquecíveis antes, durante e depois dos jogos.

Um Domingo Qualquer.O filme fala sobre os bastidores de um clube de futebol americano. Com Al Pacino, Dennis Quaid e Cameron Diaz.SinopseUm íntimo olhar sobre os bastidores do futebol americano, passando desde os jogadores até os treinadores, a mídia e os donos de times, que controlam o jogo como um grande negócio que lucra milhões de dólares todo ano.

"momentos decisivos",
um filme com gene hackman, emocionante ,apesar de antigo, muito util para ser apresentado nos dias atuais.

trabalhando os SENTIDOS


Pode ser feito até dentro da classe:


- Tato:

O professor sorteia um aluno para se afastar (sair da sala) e ser vendado.

Escolhe outro aluno, que será tocado, dos ombros para cima pelo aluno vendado.

Este deve tentar adivinhar quem é.


OBS: A turma deve ficar em silêncio para não dar pistas.


- Visão:

O professor sorteia um aluno para se afastar(sair da sala).

Um aluno sofrerá alguma modificação em seu visual (por ex: colocar uma blusa de frio, tirar um óculos, desamarrar o cabelo, ou etc).

O aluno que se afstou é chamado novamente, observará a todos por alguns instantes e tentará adivinhar o que está diferente.


Variação: quando o aluno sai da sala, dois alunos trocam de lugar e ele tentatá adivinhar quem foi.


- Audição:

O professor sorteia um aluno para se afastar (sair da sala) e ser vendado.

Escolhe um aluno, que deverá dizer alguma coisa quando o launo voltar (por ex: bom dia, ou boa tarde).

O aluno vendado tentará reconhecer de quem é a voz.


reforma de quadra


A quadra da minha escola está em obras. Estão colocando cobertura.

Por enquanto, as aulas estão sendo realizadas em um espaço ao lado.

Fica um pouco difícil, pois tenho que dividir o espaço com as turmas que estão no recreio...

Mas logo vai ficar pronta...

apresentação poster


Apresentação de poster na Semana da Alimentação, no salão vermelho da Prefeitura Municipal de Campinas.

Título do trabalho: Projeto Energia e Movimento - Estimulando a alimentação saudável e a prática de atividade física.

brincando com a sombra


Primeiro ano:



Trabalho de esquema corporal:



Brincando com sua própria sombra.
Variação:
Em duplas, um tenta pisar na sombar do outro.

Brincadeira de calçar e descalçar a cadeira, com bola


Terceiro ano:


Brincadeira de calçar e descalçar a cadeira, com bola.


Trabalha também o controle de bola, uma das habilidades tão requisitadas em várias modalidades esportivas.
Variações:
Com bola de basquete: quicando a bola com uma mão (vai com a direita e volta com a esquerda).
Com bola de futebol: controlando a bola com os pés.

Brincadeira de calçar e descalçar a cadeira


Terceiro ano:


Brincadeira de calçar e descalçar a cadeira.


Esta brincadeira trabalha: velocidade, agilidade, coordenação motora...


E o importante: com pouco recurso material!
Como é a brincadeira:
Brincadeira de estafeta em 2 equipes.
Formar 2 filas, a uma certa distância de cada fila colocar uma cadeira e quatro calçados próximos ao pé da cadeira.
Ao sinal do professor, o 1º aluno de cada equipe corre até sua cadeira e a calça, colocando um sapato de cada vez. Ao terminar volta correndo e bate na mão do próximo aluno da fila, que deve correr e descalçar um pé da cadeira de cada vez.
A brincadeira se sucede até o último da fila.

Material: duas cadeiras, 4 pares de calçados.

trabalho de equilíbrio

Primeiro ano:

Equilíbrio dinâmico

trabalho de orientação espacial


Primeiro Ano:
Brincadeira "cama de gato"

CONTANDO HISTÓRIAS...


Contação da história "O sanduíche de Maricota" para os alunos...

atividade com palitos










No 1º trimestre trabalhamos o esquema corporal.



Neste dia, estava chovendo e ficamos na sala de aula.



Os alunos montaram sobre a carteira: letras, números, palavras e um boneco (nomeando as partes do corpo) com palitos.

Dia do desafio 2008


Minha escola participou do dia do desafio, em 28 de maio de 2008.

Fizemos alongamento, dançamos, brincamos...

Os alunos adoraram!

E depois liguei no SESC e registrei nossa participação (250 crianças).

sexta-feira, 30 de maio de 2008

Esta sou eu!

Sou dinâmica, gosto de ler, fazer exercícios físicos, viajar e trabalhar.
Gosto da cor rosa, e da Hello Kitty (olha na caricatura).
Tenho uma família grande, e muito querida.