NESTE MÊS INICIAMOS A AVALIAÇÃO POSTURAL DOS ALUNOS DO CICLO I.
fOI REALIZADA COM OS ALUNOS DO 2º ANO B, COMO M PROJETO PILOTO.
O objetivo principal de se fazer a avaliação postural, é identificar se os escolares apresentam anormalidades na simetria dos segmentos corporais e orientar os pais quanto aos encaminhamentos necessários.
MÉTODO:
Este projeto foi submetido à aprovação da equipe escolar da EMEF Profª Geny Rodriguez e desenvolvido pela professora de educação física durante suas aulas, com auxílio de uma professora ou estagiária como anotadora.
Foi enviado um comunicado aos pais/responsáveis pedindo autorização para a avaliação postural de seus filhos e os trajes necessários para a mesma.
Os alunos usaram trajes de banho, para facilitar a visualização das estruturas corporais.
As meninas foram avaliadas separadamente dos meninos.
MATERIAIS:
Utilizou-se um simetrógrafo (aparelho para exame ortopédico), em lona, fixado em uma parede ( da sala multiuso), medindo 1,50 x 2,00 metros com 35 linhas horizontais separadas por espaço de 5 cm e onze linhas verticais separadas por espaços de 10 cm.
Foram realizados os seguintes testes, em ordem apresentada a seguir:
Avaliação da postura em pé
Avaliação peso corporal, peso da mochila, tipo de mochila e modo de usá-la;
Utilizando-se balança da marca Welmy, com precisão de 100gr.
Avaliação do conteúdo da mochila;
Baseada na informação dada pelo aluno.
Avaliação do nível de atividade física;
Através de questionário aos pais.
Este projeto foi submetido à aprovação da equipe escolar da EMEF Profª Geny Rodriguez e desenvolvido pela professora de educação física durante suas aulas, com auxílio de uma professora ou estagiária como anotadora.
Foi enviado um comunicado aos pais/responsáveis pedindo autorização para a avaliação postural de seus filhos e os trajes necessários para a mesma.
Os alunos usaram trajes de banho, para facilitar a visualização das estruturas corporais.
As meninas foram avaliadas separadamente dos meninos.
MATERIAIS:
Utilizou-se um simetrógrafo (aparelho para exame ortopédico), em lona, fixado em uma parede ( da sala multiuso), medindo 1,50 x 2,00 metros com 35 linhas horizontais separadas por espaço de 5 cm e onze linhas verticais separadas por espaços de 10 cm.
Foram realizados os seguintes testes, em ordem apresentada a seguir:
Avaliação da postura em pé
Avaliação peso corporal, peso da mochila, tipo de mochila e modo de usá-la;
Utilizando-se balança da marca Welmy, com precisão de 100gr.
Avaliação do conteúdo da mochila;
Baseada na informação dada pelo aluno.
Avaliação do nível de atividade física;
Através de questionário aos pais.
entrevista sobre queixa de dor;
pergunatndo a cada aluno se sentia dor em alguma parte do corpo e com que frequência.
Avaliação da postura funcional: sentado na carteira.
Baseada na observação direta do aluno em sala de aula.
Os dados foram registrados no computador, em planilha do Excell e analisados posteriormente à coleta.
Avaliação da postura funcional: sentado na carteira.
Baseada na observação direta do aluno em sala de aula.
Os dados foram registrados no computador, em planilha do Excell e analisados posteriormente à coleta.
Foram elaborados relatórios dos alunos e os resultados apresentados em reunião de pais.
Os alunos, dos quais ocorreu a suspeita de alteração postural, foram encaminhados para avaliação com ortopedista.